</2023>

Post com o resumo de 2023.

153 views


Que ano, meus amigos! Este ano foi um ano de muitos desafios, aflições, incertezas, mas também de grandes conquistas... Vem comigo:

Saída da Fitcard

O ano começou muito bem, com a continuação do trabalho de estruturação de uma nova área de Design dentro da Fitcard. Estava muito empolgado com os resultados que já estavam aparecendo, e principalmente, pelo aprendizado que estava adquirindo participando de processos de UX Design com meu parça, Renan Bonin. Porém, mudanças além do nosso controle acarretaram em uma drástica diminuição de nossa autonomia dentro da empresa, e somado a isso, mudanças estruturais, demissões e incertezas sobre o futuro da empresa me deixaram bastante inseguro sobre minha continuidade, e depois de quase quatro anos, estava aberto a novas oportunidades.

Porém, 2023 também foi o ano dos layoffs, que na verdade deveriam ser chamados pelo que são: demissões em massa. Muita gente incrível acabou perdendo emprego, e consequentemente, boas vagas tinham centenas (e até milhares) de candidatos. Você que acompanha Linkedin deve ter percebido isso. Foi um período extremamente desgastante, onde tive que fazer uma reciclagem do meu conhecimento para me preparar para processos seletivos, além de passar por momentos de grande frustração, como quando não recebia resposta por parte dos recrutadores dos processos que participei.

Porém, não desisti e aplicava apenas para vagas de empresas que me transmitiam segurança, e após alguns meses, encontrei a vaga ideal e me desliguei da Fitcard, empresa que terá sempre minha gratidão.

Entrada na Cheesecake Labs

Após participar de processos seletivos desgastantes, encontrei uma oportunidade que tinha grande aderência com meu perfil: Senior React Engineer na Cheesecake Labs. Vinha de encontro com o que estava buscando: trabalho remoto, oportunidade de trabalhar com projetos internacionais, maturidade tecnológica, e claro, muito bem avaliada no Glassdoor.

A Cheesecake, carinhosamente chamada de CKL a partir de agora, despertou minha atenção desde o primeiro contato por e-mail. Processo seletivo MUITO bem estruturado, feedbacks rápidos e coesos e muita transparência sobre o que eles estavam buscando em um candidato. Após alguns e-mails e duas chamadas de vídeo em apenas duas semanas, recebi minha job offer, que foi prontamente aceita ✨

Parte do processo seletivo foi apresentar um use case em Inglês, de até 15 minutos. Escolhi apresentar sobre o Peakseekers, projeto pessoal que tenho bastante orgulho. A apresentação está abaixo se você quiser dar uma espiada:

Até o momento está sendo uma jornada extremamente enriquecedora. Muitos desafios mas também muitas conquistas e feedbacks valiosos sobre o que estou construindo aos poucos. Estou muito ansioso pelo que vem pela frente 🤗

Início da minha Pós-graduação

Também neste ano iniciei minha especialização em Design Emocional na Belas Artes. Um período de grande aprendizado e de troca de experiências, já que minha turma é formada por Designers em sua maioria, mas também por Engenheiros e Arquitetos. Ser o único formado em Computação foi de grande valia durante as aulas para compartilhar diferentes pontos de vista durante as etapas de Design e Engenharia dentro de um projeto, independentemente de sua categoria.

Tive aulas sensacionais que mudaram minha percepção sobre Design e Sociedade. Destaco algumas: "Antropologia das Emoções" e "Design e Sociedade" do meu grande professor Dr. Ronaldo Mathias, "Criatividade e Inovação" da querida Ma. Anna Cristina Almeida, e "Design de Experiência do Usuário", da também querida Ma. Sica Cavalcanti, com quem conversei sobre Construtivismo Russo 🤓

Agora, é focar no TCC que será entregue até o meio do ano que vem.

Novos aprendizados

Após atuar como UI Designer na maioria do tempo em 2022, tive que me atualizar sobre o que estava acontecendo no mundo Front-end em 2023 para poder participar de novos processos seletivos, que estão cada vez mais desafiadores. E para mim, não há um jeito melhor de aprender coisa nova do que criar projetos pessoais, e este portfólio é um grande exemplo disso.

Através do projeto pessoal "I love micro-interactions", consegui utilizar algumas bibliotecas/ferramentas que estão (ou estavam) no hype do mundo Front-end:

  • Vite (React) - Adeus, create-react-app!
  • Stitches - A melhor DX com CSS que já tive em mais de dez anos de experiência
  • Radix UI - Me pergunto como não havia utilizado isso antes
  • Framer - Uma biblioteca de animações poderosa e de fácil entendimento

Novo portfolio

Pretendo escrever um post exclusivo sobre este meu novo portfolio, mas através dele aprendi e maturei meu conhecimento sobre:

  • Next.js (App Router)
  • Edge Network
  • Server Components (RSC)
  • Client-side/Server-side Rendering
  • React Suspense API
  • Three.js
  • PandaCSS
  • Internationalization (i18n)

De fato, um ano de MUITO aprendizado através de muitas horas livres dedicas a artigos e vídeos, mas também de muita mão na massa, que fez com que eu superasse muita insegurança sobre minha capacidade técnica.

O que espero de 2024

Espero no ano que vem colher frutos do que semeei este ano! Um ano de MUITO estudo e disciplina para me tornar o profissional que sou hoje. Mas também, não quero "ficar parado". Planejo escrever mais posts (confia), além de aprender novas tecnologias. Remix, você é o próximo!

Também tenho a meta de ser mentor no ADPlist. Muito mais para trocar conhecimento e aprender do que me vender como mentor, já que acredito muito no potencial de uma conversa (descontraída) sobre carreira e mercado em tecnologia, além da troca de experiências nesse ramo.

Agradecimentos

Para finalizar, gostaria de fazer algo diferente: Gostaria de agradecer pelas pessoas mais importantes na minha vida este ano, e não teria como começar sem citar minha namorada/esposa, Nay! Seu companheirismo nos momentos mais desafiadores deste ano foi vital para que eu tivesse um fim de ano mais "tranquilo". Eu te amo!

Além disso, Heitor Martins, Renan "Boninho" Bonin, Felipe "Alecras" Alecrim e Eduardo "Dú" Junque, obrigado pela parceria, vocês fizeram a minha rotina de trabalho ser mais leve. Por fim, Guilherme Nunes, meu padawan que em muito pouco tempo virou um Jedi, sua disciplina e disposição para estudos me motivaram demais este ano!

No mais, Feliz 2024!